Institucional
No ano de 1983 a Lojas Tropical abriu suas portas em Ji-Paraná, coração de Rondônia, na Rua Tenente Brasil, um prédio alugado no centro comercial da cidade na década de 80, com uma visão cooperativista o empresário Celso Vieira, fundador da empresa, veio para suprir a necessidade e impulsionar o crescimento do comércio regional, iniciou suas atividades com a venda de equipamentos para instalações, atendendo supermercados, lanchonetes, açougues, padarias, sorveterias e demais estabelecimentos, tendo como seu publico principal empresários de médio e pequeno porte de Rondônia e mais timidamente do acre.
De inicio eram 3 colaboradores que com trabalho superaram as adversidades de estradas precárias para visitar seus clientes realizando vendas e entregas com pontualidade. Durante 4 anos seu primeiro endereço foi mantido, e após muita dedicação no ano de 1987, com mérito de esforço, é realizado o sonho idealizado por Celso Vieira, de construir um ponto próprio para a empresa, já projetado as necessidades de seu ramo de atividade que detém maquinários pesados. Em 2001 começou uma nova caminhada e ampliou sua área de atuação, passando a trabalhar também com peças de reposição para atender as empresas já clientes e aos refrigeristas da região. No ano de 2007 muda sua sede de endereço, e amplia suas instalações, visando melhor acesso a loja e mais conforto a seus clientes, seu estoque se torna um diferencial nas vendas devida a quantidade de produtos a pronta entrega.
Com o intuito de expandir a empresa já acompanhando o desenvolvimento de mais recente de Rondônia, no ano 2008 sua primeira filial é aberta na capital do estado, Porto Velho, uma loja ampla e bem localizada na Avenida Jorge Teixeira, essa que vem se tornando um referencial na cidade pela dedicação e presença junto aos clientes. No mesmo ano a filial 2 é aberta em Cacoal na Avenida 2 de junho, uma cidade extremamente organizada e acolhedora, que vem sendo atendida por toda a equipe da Lojas Tropical com a máxima competência e atenção. Em 2010 inaugura a filial 3, localizada na cidade de Guajará-Mirim, atualmente localiza-se na Avenida Constituição, viabilizando a logística, cidade acolhedora e prestativa. Mais uma filial é inaugurada em 2015, filial 4 abre suas portas na então Ariquemes, loja bem estruturada de referencial localizada na Avenida Jamari, facilitando ainda mais os atendimentos no interior de Rondônia. Um ano depois em 2016 a abertura da filial 5 para fechar com chave de ouro a BR 364, atendendo de ponta a ponta com Vilhena, situada na Avenida Major Amarantes, somando 6 Lojas fortalecendo a marca Tropical em Rondônia. São atualmente 60 colaboradores diretos envolvidos em toda estrutura da empresa, já com um portfólio com mais de 5000 produtos para revenda a Lojas Tropical esta pronta a atender seus clientes, também conta com frota própria para realizar entregas de maneira ágil. Tendo foco em melhoria continua constantemente avalia as novidades e tendências de mercado nos seus ramos de atuação, sempre procurando atender as necessidades e expectativas dos exigentes consumidores do nosso estado, tal preocupação com atender bem tem sido reconhecida, e levado a constantes avanços nos seus serviços.
Lojas Tropical, uma empresa referência, sólida e respeitada em todo o estado, tendo o mesmo CNPJ há 33 anos, o que mostra toda a sua ética no mercado. Ser reconhecida como Referência em Participação de Mercado e Qualidade de Serviços no Estado de Rondônia no segmento de Instalações Comerciais e Peças de Refrigeração e possibilitar a criação e aprimoramento de empresas fornecendo equipamentos e peças, disponibilizando a maior cobertura e o melhor atendimento, viabilizando parceria solida e próxima, garantindo assistência e rentabilidade ao cliente, fornecedor e colaboradores, contribuindo então com o enriquecimento da economia no Estado de Rondônia é a missão da Lojas Tropical.
Comportamentos
1. Liderança pelo exemplo:Atuar como agente de mudança, ter iniciativa. As Lojas Tropical entende como liderança, um comportamento exemplar que influencie pessoas. Liderar pelo exemplo, ser exemplo com seus atos e palavras. Mostrar coerência entre o falar e o agir. Tanto em âmbito pessoal como profissional. Máxima: seu comportamento fala tão alto que eu não consigo te ouvir.
2. Desenvolver e alavancar profundo conhecimento sobre o cliente:Pensar estrategicamente, construir relações com o cliente, concentrar-se nas soluções para o mesmo, demonstrando empatia e uma compreensão profunda de suas perspectivas e necessidades;
3. Desenvolver e alavancar profundo conhecimento sobre os Concorrentes:Orientação para o mercado, orientação externa, entender o mercado e os concorrentes, saber seus pontos fortes e fracos e usar esse conhecimento produtivamente na empresa sem gerar pessimismo;
4. Desenvolver e alavancar profundo conhecimento sobre a Empresa:Orientação interna, entender os processos e recursos disponíveis e possíveis, saber nossos pontos fortes e fracos e usar isso produtivamente na empresa sempre gerando otimismo, alavancando resultados e satisfação de clientes externos e internos;
5. Demonstrar franqueza, respeito e compromisso:Ter diálogo aberto e franco, não ser irônico, demonstrar respeito pelo o que esta sendo dito pelo outro, demonstrar compromisso para com a empresa, estabelecer altos padrões, não ficar satisfeito facilmente, cumprir promessas;
6. Cordialidade:Sermos gentis. Tornar a gentileza um hábito. Ter em mente “Somos Cavalheiros e Damas servindo Cavalheiros e Damas”
7. Visão de longo prazo:Pensar sempre no que sua atitude no hoje pode impactar no futuro;
8. Pro atividade:não se acomodar, buscar o que fazer sem precisar ser mandado, ser gerente de si mesmo, buscar melhorar sempre as atividades da empresa, não esperar que façam por você;
9. Trabalho em equipe:buscar e reforçar colaboração (Inteligência Coletiva): Decisões tomadas em grupo são bem mais consistentes e inteligentes que tomadas individualmente;
10. Argumentação:Comunicação convincente e autêntica: Se expressar de maneira clara e organizada sempre checando se foi compreendido;
11. Discutir, decidir e apoiar:Reunir informações apresentá-las, analisar e interpretar problemas, buscar uma solução e depois de tomada a decisão, apoiá-la como se fosse sua;
12. Assegurar e aceitar responsabilidades:Aceitar e assumir compromissos, não terceirizar culpas, ter consciência que por você fazer parte da empresa você também é responsável pelos erros dela e pode ajudar a solucioná-los (Lócus Interno).
13. Resiliência:Recuperar-se rapidamente de mudanças, erros ou falhas. Ver sempre as situações como novos desafios e oportunidades.
14. Desejo por competir:Querer estar sempre melhor, mesmo que o adversário seja você mesmo, estar sempre acima das expectativas;
15. Desafiar, inovar e MUDAR:Sempre buscar e realizar a Melhoria contínua;
16. Adaptação, Agilidade e Flexibilidade:Aprender com a experiência e aplicar aprendizados em situações novas e mais complexas, capaz de prever e reagir com fluidez a mudanças, confortável em se desfazer de práticas, idéias e estilos antigos. Estar aberto a novas idéias, estar disposto a aprender com o outro;
17. Senso de Prioridade: Ver o que precisa ser feito, avaliar grau de urgência e importância, e tomar decisão centrado em aumentar os negócios (foco no mercado/cliente) pensando sempre no longo prazo;
18. Coragem:Manter-se em direção aos objetivos independentemente da provação, risco, adversidade ou incerteza, sempre com racionalidade;
19. Otimismo:Pensamento positivo, mesmo em momentos de dificuldade;
20. Busca e sede por conhecimento:Sempre aprender coisas novas, ler e estimular o hábito da leitura, buscar ferramentas e conhecimentos aplicáveis à empresa, entender de todo o processo de sua área e de toda a empresa;
21. Postura Profissional exemplar:Ser visivelmente reconhecido por sua conduta profissional exemplar, mostrar segurança no que faz sem demonstrar e dar espaço a amadorismo;
22. Postura Pessoal exemplar: Ser visivelmente reconhecido por sua conduta pessoal exemplar sendo suas ações norteadas sempre além de princípios e normas legais e jurídicas, saciando os campos éticos, morais e Espirituais;
23. Lealdade:A Lojas Tropical entende como Lealdade a fidelidade aos compromissos assumidos com outra pessoa ou com uma empresa, o que implica em proceder de acordo com princípios que envolvem noções de honra e de dever. Considera uma das principais características do colaborador ideal. Entende que o funcionário que permanece por longa data na empresa, ou que, ao sair permanece com os princípios e aprendizados nela aprendidos, é uma pessoa e profissional muito bem-visto não só dentro da própria empresa, mas, por todo o mercado de trabalho. A Lojas Tropical entende como lealdade a relevância dada a empresa como um membro querido de nossa própria família, ou seja, defende-la e orientá-la de fatores internos e externos que nos forem posto a prova, mesmo para que isso tenhamos que defende-la de outros parentes, colegas ou até de nós mesmos.
24. Paixão por “Realização”:É o que nos motiva a desafiar continuamente o estado normal das coisas. É “se fazer” gostar do que faz. É buscar diferentes formas de fazer, ou seja, criar novas formas de satisfazer os clientes, a empresa e a si próprio.